Um computador por criança

Não, não estou a falar do Magalhães… OLPC ou XO dizem-lhe alguma coisa?
OLPC é a sigla da One Laptop Per Child Association, Inc., uma organização norte-americana sem fins lucrativos criada com o intuito de fabricar um dispositivo que fomentasse a educação nos países em vias de desenvolvimento, com preços reduzidos. A sua missão é “Criar oportunidades de educação às crianças mais pobres do mundo, providenciando a a cada uma delas um computador robusto, barato e com baixo consumo energético, com hardware e software desenhados para uma aprendizagem colaborativa, alegre e motivacional”. Neste momento o foco da organização é o desenvolvimento, construção e entrega dos computadores XO-1.

Até ao momento foram entregues cerca de um milhão de XO’s, em vários países. Os computadores são comprados pelos governos, e distribuídos aos ministérios da educação que os entregarão aos estudantes, sendo o seu sistema operativo e software localizados para a língua de cada país participante.

Em 2007 foi criado um programa denominado “Give 1 Get 1”, que possibilitou que particulares, mediante uma doação de $399 USD, obtivessem um XO para si e outro fosse enviado para uma criança num país carenciado em seu nome. Cerca de 83.500 doadores participaram no programa. Neste momento decorre uma segunda edição do programa “Give 1 Get 1”.

No vídeo que hoje vos trago podem ver Zimi, uma menina que recebeu um XO, e testemunhar o impacto deste computador na educação e na vida de uma criança.

Explore posts in the same categories: Tecnologia, Vida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: